quinta-feira, 7 de julho de 2011

CADEIRA PARA O TIAGO II




Familiares, amigos, vizinhos e muitos desconhecidos juntaram--se, ontem, na festa do 12.º aniversário de Tiago na freguesia de Arentim. Muitos deles nem o conheciam pessoalmente, mas não ficaram indiferentes à história de vida do pequeno. Tiago sofre de uma doença rara e precisa de uma cadeira eléctrica, que custa quase 12.700 euros. Ontem conseguiu o que tanto necessita e a emoção invadiu todos aqueles que o ajudaram.
Quando nasceu, Tiago era “aparentemente” um menino normal, mas a partir dos seis meses os pais começaram a “achar que alguma coisa estava mal”. A mãe, Isabel Soares, explicou que “o menino não tinha força nenhuma nas pernas e deixava cair a cabeça”, por isso, foram ao médico. Após exames e mais exames chegou o veredicto: Tiago sofre de uma atrofia muscular, uma doença rara. Nesse dia o mundo “caiu em cima” do casal Paulo e Isabel Soares. Até então tem sido uma “verdadeira luta”. Isabel passou a viver em função de Tiago, tendo que deixar o emprego.
Apesar das dificuldades e, sobretudo, o facto do casal ter herdado o gene daquela doença rara, Isabel e Paulo tudo fizeram para ter outro filho e conseguiram.
Ontem no salão paroquial de Arentim, as mais de 230 pessoas sentiam-se “orgulhosas” por aquele casal e, acima de tudo, por Tiago.
A festa foi organizada por um grupo de amigos de trabalho de Paulo Soares e a Comissão de Festas Divino S. Salvador preparou o almoço.
Paulo Soares trabalha na Refer e os amigos e companheiros da empresa, bem como da CP, arregaçaram as mangas e decidiram ajudar. Entre a campanha de recolha de tamp inhas, que chegam todos os dias pelo correio ou pelo comboio à estação de Nine, em Famalicão, não era suficiente e demoraria “tempo”, mas o Tiago não pode esperar.
“A cadeira fica paga hoje”, confidenciou Paulo Soares, visivelmente feliz. A cadeira custa, na totalidade, 12.690 euros e um casal da Maia ofereceu 7.710€ que dá para pagar a cadeira. O resto do valor é para o sistema da cabeça e hoje conseguiu-se angariar o dinheiro que faltava”, assegurou Paulo Soares, admitindo que “tem sido uma luta muito grande e a ajuda da Segurança Social não chega”.
Numa mensagem enviada para o e-mail, um casal da Maia teve conhecimento do caso de Tiago e, ao contrário do que é habitual e até esperado, Angela decidiu ajudar. “Recebi a mensagem e quando vi o nome do pai do Tiago associei a um amigo meu de Nine. Apesar de não ser o meu amigo, achei que tinha que ajudar. Falei com o meu marido e ligámos para a família”, explicou Angela, admitindo que não o fizeram “por obrigação”. E justificou: “os meus filhos têm tudo, por isso, tínhamos que dar ao Tiago. São apenas menos umas férias que vamos gozar”.
Angela, que estava na companhia do marido José Luís e dos filhos no almoço de aniversário, mostrou-se muito emocionada. “Se todos déssemos um bocadinho do que temos, seria tudo mais fácil. Acho que foi Deus que quis que assim fosse”, desabafou.
A festa de aniversário contou com um palhaço, tocadores de concertinas e cantadores à desgarrada, folclore e, ainda, com os motards da Foz do Lima, que também apareceram para entregar tampinhas ao Tiago.

CADEIRA PARA O TIAGO I

Colegas



Independentemente de se ainda poder ajudar a causa que abraçamos, informo que foi hoje levantado todo o dinheiro por nós depositado na caixa e que a verba atingida cifrou-se em 290,00€.



É esse o contributo do CCO do Porto.



Por esse facto, agendei já a transferência dessa mesma verba para a conta do Tiago Alexandre.



Darei conhecimento deste facto ao seu pai, Paulo Soares.



Cump.



Paulo Rocha