terça-feira, 29 de junho de 2010

A NOSSA UNIÃO EUROPEIA (EU) SERÁ QUE TODOS SABEM?

Este é um projecto Europeu com quase 60 anos. Foi dado um primeiro passo em Paris no ano de 1951,com uma Europa saída da guerra e em destroços. Países como a Alemanha e a França tentavam construir uma nova relação que nunca mais permitisse uma guerra entre eles. Sabiam que, para isso, precisavam de reconstruir os seus Países e criar riquezas para todos, respeitando acima de tudo as diferenças entre eles.
Esta aventura da construção Europeia começou com uns meros seis Países (França, Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica e Luxemburgo).
Desde então, esta aliança tem crescido “imenso”e, hoje, os membros deste “clube” já são 27. Portugal entrou (se não me falha a memória) em 1986 e muito tem beneficiado desta integração. Organizar uma casa com seis é muito mais fácil do que faze-lo com 27, sobretudo se queremos ter voz e tratar todos por igual, conjugando interesses.Com o crescimento do número de membros e os novos desafios que se vão colocando neste século obriga os membros da EU a reorganizar-se.
Para um qualquer grupo funcionar, deve haver um conjunto de regras fundamentais e aceites por todos. Claro que, estas regras são mais complicadas quanto maior e mais complexo for o grupo, como é o caso.
Estabelecer regras para 500 milhões de pessoas, organizadas em 27 Países muito diferentes e cada um com os seus interesses, não é nada fácil.
É precisamente para isto que serve um TRATADO. Neste projecto Europeu que primeiramente se chamou Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), depois Comunidade Económica Europeia e actualmente União Europeia - as principais regras internas estão organizadas em TRATADOS.
Sendo o primeiro TRATADO assinado em Roma em 1957 e desde então, tem vindo a ser actualizado, mas para valerem têm de ter o acordo de todos os membros. Isso exige negociação e paciência, implicando ouvir e perceber muito bem cada um dos seus membros.
Neste último TRATADO (“De Lisboa”), foi muito difícil chegar a um acordo com a Irlanda e a República Checa, mas se calhar será a forma certa de construir um novo projecto no qual todos contam. Assim que seja aprovado todos os membros da EU têm que o respeitar assim como novos Países candidatos a integrar esta União também sabem que têm de aceitar.
Ao longo da história os tratados europeus têm sempre os nomes das cidades onde são assinados. Roma, Maastricht, Amesterdão, Nice e por último Lisboa durante a Presidência Portuguesa no segundo semestre de 2007 são os nomes dos TRATADOS assinados. Foi no Mosteiro dos Jerónimos que foi feita a assinatura do TRATADO DE LISBOA, fazendo assim recordar a vocação universal dos Portugueses desde o século XV, em que somos de facto um povo e um país aberto ao mundo e os Jerónimos simbolizam isso mesmo.
O TRATADO DE LISBOA consagra mais direitos para os cidadãos europeus, procurando reforçar o respeito pelos direitos da pessoa, pela diversidade, livre circulação e promoção do desenvolvimento.
Não sendo nada fácil este projecto europeu e ainda que não seja perfeito (acho eu), pelo menos, garantiu-nos para já 60 anos de PAZ.

Sem comentários: